As tomadas de decisões definem o sucesso ou o fracasso de uma empresa, seja ela de pequena ou de grande porte. Então, é óbvio que se valer de informações fidedignas para qualquer que seja a decisão a ser tomada, é de primordial importância. Porém, a fidelidade das informações depende muito das estratégias de aquisição e análise dos dados empregadas, de modo que se extraia interpretações fiéis dos acontecimentos e, por conseguinte, gerem indicações sobre os melhores caminhos a serem tomados.
Em um dos episódios do clássico documentário da National Geographic, Cosmos, o astrofísico Neil deGrasse Tyson discorre sobre as diferenças sobre Clima (Climate) e Condições Meteorológicas, ou simplesmente Tempo (Weather), e o cuidado a se ter na análise de tendências climáticas. Para tanto, ele associou o Tempo a um Cachorro, e o Clima ao Homem que leva o mesmo para passear.
- Ao se analisar os eventos climáticos em um curto período e sem estratégias apropriadas de aquisição de dados, analisa-se apenas o Tempo, o mesmo que analisar o percurso trilhado pelo Cachorro: variável e imprevisível;
- Analisar os eventos climáticos em um período maior e com boas estratégias de aquisição de dados permite a detecção de um padrão bem determinado sobre tendências do Clima: o mesmo que analisar o Homem que leva o cachorro para passear.
O contexto aqui parece estar distante da nossa realidade, mas o padrão de se seguir o Cachorro é o mais puro reflexo da nossa ansiedade na obtenção de resultados. É muito comum se:
- Abandonar dietas e exercícios se não emagrecem em um curto prazo;
- Arriscar dinheiro em compra de ações com base em alterações imediatas de subida/descida de preços;
- Tomar decisões com base no que gostamos de chamar de “feeling” (quase o mesmo que seguir um cachorro louco!).
Por mais difícil que seja contrariar nossos instintos, a busca pela eficiência e pela confiabilidade nas tomadas de decisões, como apresentado por Tyson, passa obrigatoriamente pelo ponto da análise adequada de dados: pelo ponto em que se analisa o Homem, e não o Cachorro.